Especialistas


Dido 110FLAVIA DIDOMENICO
Especialista em Planejamento, Gestão e Marketing Turístico e Graduada em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Atuou como docente em nível de ensino superior e técnico nos cursos de Turismo e Hotelaria da UNIVALI, UNC, FUCAP e SENAC/SC. Tem experiência na área de planejamento turístico atuado como consultora no turismo público, em restaurantes e na hotelaria. Atualmente é professora e consultora projetos turístico na Diretoria de Inovação e Tecnologia do Senac de Santa Catarina.

tania 110TÂNIA BRIZOLLA
Formada em Comunicação Social pela PUC/RS, com especialização em Marketing. Foi diretora do Ministério do Turismo de 2003 a 2009. Responsável pela Implantação do Programa de Regionalização e pela Criação e Coordenação do Salão do Turismo- Roteiros do Brasil. Foi Diretora da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e possui 24 anos de experiência na gestão, planejamento e promoção da atividade turística. Atualmente sócia diretora da Empresa Prisma Consultoria atuando como consultora de políticas públicas, desenvolvimento, promoção e venda de destinos turísticos.

Tigo saviTIAGO SAVI MONDO
Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gerenciamento de projetos pela FGV-SC. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Administração pela UFSC. Pós Doutorado em Turismo (em andamento UFPR). Possui 27 publicações científicas em revistas nacionais e 14 em internacionais e dois capítulos de livro. Professor Efetivo da área de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing GEPEM da UDESC; Líder Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão do Turismo – GPGTUR-IFSC. Criador do TOURQUAL, a única ferramenta validada de avaliação da qualidade de destinos e atrativos turísticos no Brasil.

Luciane 110 110LUCIANE CAMILOTTI
Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Inteligência Organizacional. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Administração Habilitação em Comércio Exterior e Professora de cursos de Pós-Graduação e MBA. Atua nas áreas de liderança, turismo e gestão. Atuou como Secretária Adjunta de Turismo na Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis entre 2013 e 2015. Atualmente, trabalha como pesquisadora no Observatório de Inteligência Industrial na Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina – FIESC na Rota do Turismo.

Guara 110CÁLIDON COSTA DA CONCEIÇÃO
Doutorando e Mestre em Turismo e Hotelaria (Bolsista Capes) pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí. Bacharel em Turismo com Habilitação em Ecoturismo pela Faculdade SEAMA – AP. Membro do Grupo de Pesquisa PLAGET- Planejamento e Organização de Espaços Turísticos; Secretário Adjunto de Educação do Estado do Amapá; Consultor efetivo em Turismo pelo SEBRAE SP; Coordenador de Empreendedorismo pela Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo do Amapá; Sócio-gerente da Macapá Turismo (agência especializada em Turismo Universitário); Gerente do Projeto Castanha da Região Sul do Amapá, pela Secretaria da Indústria Comércio e Mineração;Professor no curso de Ecoturismo e Coordenador do Curso de Agenciamento de Viagens pelo Centro de Educação Profissional do Amapá. Presidente da ABBTUR Amapá; Vice-presidente da ABBTUR Norte; Participação em Congressos, Seminários, Encontros e Workshops nacionais e internacionais com apresentação de diversos artigos científicos; Palestrante e Facilitador na área de Educação e Turismo em diversas instituições Nacionais, dentre elas Fundação Getúlio Vargas, Universidade São Marcos, Confederação Nacional do Turismo, Suframa, Secretaria de Turismo do Estado do Amazonas, Amapá e Pará, assim como diversas consultorias no Estado de São Paulo; Premiado em 2006 pela Fundação Getúlio Vargas pelo Projeto Conexão como um dos projetos mais viáveis do Brasil para potencializar o desenvolvimento humano. Atuo na área de planejamento, gestão e organização de espaços turísticos.

ricardo lago110RICARDO LAGO
Mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Graduado em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão. Atuou como Coordenador do Curso de Turismo da Faculdade São Luís e Coordenador local (MA) do Mestrado Interinstitucional em Turismo e Hotelaria IFMA-UNVALI, como docente lecionou na Universidade Federal do Maranhão, Faculdade São Luís, UNICEUMA, FAMA, IELUSC, UNC. É sócio da Agetur Turismo onde atuou como Diretor de Marketing e TI e Condutor de Grupos Internacionais de 1994 a 2010. Atualmente é Professor do Instituto de Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA, Instrutor do Instituto de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira de Agências de Viagens ICCABAV e está cursando o Doutorado em Turismo e Hotelaria da UNIVALI.

álvaro ornelas 110ÁLVARO ORNELAS
Consultor Externo do SEBRAE/SC (2011 – Atual) para assessoria em Turismo e Empreendedorismo; Consultor Externo do ICABAV – Instituto de Capacitação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (2011- atual);
Atuação voltada para a gestão empresarial, gestão pública e assessoria em gestão de entidades de classes e governos em fomento de mercado específicos, além de atuar no mercado com aplicação de metodologias relacionadas a serviços, ao comércio, a comunicação e à inovação no mercado. Com experiências em Planejamento, Gestão, Planos Estratégicos para empresas, entidades de classe e governos na esfera Estadual e municipal. Desde 2013 atua como consultor na formatação do Segmento Náutico de Santa Catarina. Desenvolvo missões técnicas e viagens de bechmarking para a Itália e Estados Unidos. Com empresários focados na Economia do Mar do Brasil (indústria, comércio e turismo). Coordenador do Grupo de Trabalho do Turismo Náutico de Santa Catarina (GTT NAUTICO SC) um órgão estadual que une 22 municípios de potencial náutico. Representa a entidade perante o Ministério do Turismo do Brasil (GT NACIONAL).